sábado, 13 de agosto de 2011

Praga vs. Budapeste

Eis uma clássica disputa turística. Qual destas duas cidades é a menina dos olhos da europa oriental?

Quando nós, não-europeus em geral, nos lembramos daquela europa malvada e ex-comedora de criancinha, essas duas cidades vem à mente como referência idílica desse canto do mundo. Assim, a comparação entre as duas é quase que inevitável.

Sempre que encontro alguém que tenha passado por ambas, faço a pergunta ‘’qual das duas você gostou mais?”, em busca de uma confirmação de que a cidade a qual escolhi para viver é a ganhadora dessa contenda. E as respostas que recebo nem sempre me deixam nessa confiante posição. Ainda bem, afinal, toda unanimidade é burra, não é mesmo?!

Com essa coleção de respostas divergentes, decidi fazer a minha própria cabeça nessa questão e fui-me a Praga passar 2 agradáveis dias. Com o conhecimento empírico adquirido, pude compará-las ao meu gosto, cujo resultado segue abaixo. Tentei ser o mais imparcial e crítico possivel, ainda que a acusação a mim de ser bairrista seja plausível e aceita.

Praga é histórica, Budapeste é autêntica.

Praga é certinha, Budapeste é (bastante) imperfeita.

Praga é conservada, Budapeste é um recorte de ruínas.

Praga é clássica, Budapeste é jovem.

Praga tem o Vltava, Budapeste o Danúbio.

Praga é clean, Budapeste é suja mesmo.

Praga é turística, Budapeste é alternativa.

E, concluindo, a mais importante de todas as comparações: Praga é pra se conhecer, Budapeste é pra se viver.

O relógio:


A estátua:


A cidade:

Um comentário:

  1. Guilherme, não te conheço mas vivi em Budapeste por 5 anos e achei o seu comparativo perfeito. Também sempre me fiz essa pergunta e na minha cabeça Bp sempre ganhou, mas com uma grande dose de bairrismo da minha subconsciência. Agora esse seu comparativo deixa claro a qualidade das duas cidades e ainda mais claro pq Bp continua sendo a minha vencedora. Saudades dessa cidade incrível!

    Excelente blog e por favor continue, assim posso matar a saudade através das suas palavras.

    Viszlat!

    ResponderExcluir